sábado, 8 de junho de 2013

Escola Pública.

Unicamp dobra bônus para candidato de escola pública
FÁBIO TAKAHASHI
SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO
A Unicamp decidiu dobrar os bônus no vestibular para estudantes formados no ensino médio público e aos pretos, pardos e indígenas.
Com a mudança, um candidato negro egresso da rede pública ganhará 12% de acréscimo em sua nota em medicina. Hoje, o benefício fica na casa dos 6%.
A mudança foi feita para tentar atingir metas fixadas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelos reitores de USP, Unesp e Unicamp, no ano passado.
O objetivo é que, em cada curso das instituições, haja 50% de calouros provenientes da rede pública.
Dentro desse percentual, 35% das vagas devem ser de pretos, pardos ou indígenas.
Na Unicamp, hoje 30% dos aprovados se formaram em escolas públicas. Em medicina, são 15%. Já o número de pretos, pardos e indígenas no curso é de apenas 7%.
VOTAÇÃO
O aumento do bônus (já para o próximo vestibular) e as metas foram aprovadas pelo Conselho Universitário na semana passada. A decisão foi publicada anteontem.
Em relação à proposta de Alckmin e dos reitores, a Unicamp não seguirá o prazo para se chegar às metas (era 2016 e ficou para 2017) e não adotará o "college" -curso intermediário, de dois anos, em que o aluno de escola pública teria de cursar antes de entrar na universidade.

Folha de São Paulo, sábado 08 de junho, 2013.

Um comentário:

Gleucia Maria Webster. disse...

Tudo bem, o sol nasceu para todos.
Entretanto, esses alunos têm que mostrar sabedoria, inteligência e muita determinação e estudos.