quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Em Torno da Personalidade.



Que impressão você causa nos outros? E qual a reação das pessoas após essa impressão?
Magnetismo pessoal, carisma, charme e simpatia podem ser adquiridos com relativa facilidade.
"Quando nos aproximamos de alguém, transportando alegria ou aborrecimento, simpatia ou aversão, essa pessoa passa, de imediato, a retratar as disposições psicológicas que arrojamos de nós..."

Devemos acalentar a preocupação de adquirir os elementos do chamado magnetismo pessoal?
Emmanuel : Essa preocupação é muito nobre, mas ninguém suponha realizá-la tão-só com a experiência da leitura de livros pertinentes ao assunto. Não são poucos os que buscam essa literatura, desejosos de fórmulas mágicas no caminho do menor esforço.
Todavia, o que indispensável salientar é que nenhum estudioso pode conquistar simpatia sem que haja transformado o coração em manancial de bondade espontânea e sincera. Na vida não basta saber. É imprescindível compreender. Os livros ensinam, mas só o esforço próprio aperfeiçoa a alma para a grande e abençoada compreensão. Olvidai a conquista fácil, a operação mecânica; injustificáveis nas edificações espirituais, e volvei a atenção e o pensamento para o vosso próprio mundo interior. Muita coisa aí se tem a fazer e, nesse bom trabalho, a alma se ilumina, naturalmente, aclarando o caminho de seus irmãos. (O Consolador, cap. III, per. 213, Espírito Emmanuel, FCXavier)