quarta-feira, 21 de maio de 2008

PROJETO – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Nossos alunos dominam a base alfabética, mas apresentam sérios problemas de ortografia e interpretação. Ser alfabetizado significa, para os órgãos governamentais, poder assinar o nome e reconhecer as letras do alfabeto, entretanto, esse grau de conhecimento do sistema escrito não é suficiente para adquirir e manter um emprego melhor como também lidar no dia- a- dia nas instituições das sociedades urbanas. Daí a diferenciação que vem sendo feita na última década, entre alfabetização e letramento.
É função de a escola formar sujeitos letrados no sentido pleno da palavra, não apenas sujeitos alfabetizados, sim, cidadãos críticos.

AÇÕES:

Leitura dramatizada, ler e escrever por gêneros textuais (debate, entrevista, depoimento, artigo, carta do leitor, notícia, reportagem, crônica, relatório, resenha, charge, cartoon,
anúncio, quadrinhos, editorial, poema, nota, conto, carta, convite...
Jogral, júri simulado, uso do dicionário, roda de leitura, jornal falado, reescrita, manuseio do jornal, oficinas de poesia).
Todas as ações vão culminar na produção de um jornal semestral, porque ali estarão presentes diferentes gêneros textuais, resultado de um trabalho de alunos leitores e escritores, cidadãos no seu sentido pleno.

Obs. Este projeto encontra-se em andamento, ele faz parte do GDP
Coordenadora: Maria Tereza Alonso e demais professores:
Mônica, Elizabete, Gleucia, Marilda, Terezinha e Pierangeli.