terça-feira, 4 de março de 2008

PESQUISA - RESENHA, SINOPSE.






Significado de Resenha

Resenha é uma apresentação crí­tica de, por exemplo, um livro. É um resumo crítico. No resumo não há crí­tica e nele é apresentado todo o conteúdo do livro. A resenha pode apresentar só a idéia central do livro. O principal na resenha é a visão crí­tica sobre o texto apresentado.

A resenha é, portanto, um texto que apresenta informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outro texto, trazendo além das informações, comentários e avaliações do resenhista.

Significado de Sinopse:

Quadro sintético de uma obra literária, científica etc.; visão de conjunto; síntese, resumo.

Um exemplo de Resenha:
A Sociedade dos Poetas Mortos
O “Filme a Sociedade dos Poetas Mortos” é um filme interessante por que ele mostra o valor que a comunicação tem entre duas pessoas. O filme nós revela o valor do diálogo entre o professor e o aluno. Mais o filme também mostra o drama de aluno s que estudavam em uma escola que não permitiam mulheres, e a história de um aluno chamado Neil que só obedecia o seu pai, e o seu pai nunca tinha parado pra ouvi-lo. Esse filme mostra como era antigamente, e ele ajuda também os pais a se modernizar e parar para ouvir os seus filhos. Assistam ele pois vão gostar muito e se emocionar, como eu me emocionei.
Lyta
Publicado no Recanto das Letras em 03/03/2008



O menino sem imaginação (livro)


Carlos Eduardo Novaes
Sinopse
De repente, todas as emissoras de TV param de funcionar e o Brasil inteiro vira um caos... Impossível viver sem TV! O menino sem imaginação conta a história de uma família que, obrigada a viver sem a telinha, tem que mudar seu dia-a-dia. No meio de tanto barulho, está Tavinho, um garoto que não tem imaginação e sempre se abasteceu das imagens da televisão.
Aí começa uma aventura muito maior...