sexta-feira, 11 de abril de 2008

ATIVIDADE - REESCREVER O TEXTO: O VESTIDO AZUL



Havia uma menina de uma beleza encantadora que morava num bairro bem distante de uma cidade do interior. Uma pena que a coisa que se destacava nela não era propriamente a sua beleza, mas sim um aspecto de maus tratos. Sua mãe era desleixada e não exigia que ela tomasse banho e muito menos se importava se a menina ia para escola suja e com roupas rasgadas.
Certo dia, no começo da aula, seu professor a olhou e com um sentimento de pena pensou consigo mesmo:
— Meu Deus! Como uma menina tão linda pode andar desse jeito, tão esfarrapada e suja? Tenho que fazer algo...
O professor, decidido, jurou a si mesmo que quando recebesse o seu próximo salário compraria um vestido para a menina. E foi o que fez, recebeu seu salário, foi até uma loja e comprou um lindo vestido azul. No dia seguinte, no término da aula, o professor chamou a orientadora e lhe pediu para que ela vestisse na menina aquele presente comprado com tanto amor, o vestido azul.
— Agora sim! — exclamou o professor.
Você só precisava de um pequeno ajuste para que sua beleza se destacasse, está com uma ótima aparência.
A menina muito agradecida foi para sua casa. A mãe ao se deparar com sua filha daquele jeito, pôs a mão na consciência e achou que deveria cuidar mais de sua filha e fazer com que ela ficasse limpinha, cheirosinha.
O pai mediante a essa situação chamou a esposa e disse:
— Mulher, agora que nossa filha está tão arrumadinha, precisamos dar um jeito nessa casa, cuide melhor dela... Nas horas vagas me encarregarei de pintar essas paredes e na frente da casa vou fazer um jardim. E assim diante de uma rua feia e descuidada, a casa da menina se destacava perante as outras. As flores desabrochavam no jardim, as paredes pintadas dando-lhe um aspecto lindo de se ver...
Os vizinhos ficaram cientes e maravilhados com esta transformação e se envergonharam por morarem em casas tão feias e resolveram transformá-las também pintando as paredes, fazendo jardins e acima de tudo usando e abusando da criatividade.
Uma autoridade passando por lá, comovido pela atitude daqueles moradores que tentavam melhorar aquela rua foi até o prefeito e relatou as condições precárias em que o bairro se encontrava.
Depois disso, as condições do bairro mudaram completamente. O esgoto a céu aberto foi canalizado, as ruas que eram de terra e muita lama, foram asfaltadas e foram feitas calçadas de pedra.
Tudo isso, deve-se a uma boa ação feita pelo professor que nem imaginava que resultaria em tudo isso, sua única intenção era realmente ajudar a menina dando-lhe um vestido azul.
ESTE TEXTO FOI REESCRITO PELA ALUNA - NAYANE MARQUES S. OLIVEIRA (7ªE)
Imagem retirada da internet