quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola.


Já pensou numa ação viável que pudesse começar a mudar esse quadro de violência, corrupção, falta de respeito, desamor e injustiças que assola o país?
Há uma, perfeitamente viável: passar-se a ensinar honestidade, bom convívio, ética, justiça, respeito pela vida, pelos outros, pelas leis, pela natureza, etc., em todas as escolas de país, da educação básica ao ensino superior.
É uma ação a frutificar em médio e longo prazo, mas de forma sistemática e progressiva.
É de fácil implementação, porque já existem excelentes conteúdos, inteiramente gratuitos (via Internet) para o ensino de valores humanos nas escolas.
Também produz resultados práticos, confirmados pelas dezenas de mensagens recebidas de escolas nas mais diversas partes do país, informando sobre as mudanças observadas no comportamento dos alunos e até de professores, desde que começaram a ensinar valores aos alunos utilizando o material didático do Projeto Sócio-Educativo Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, (disponibilizado gratuitamente desde o final de 2008: www.cincominutos.org)
Outras ações, tais como, reclamar, fazer protestos ou movimentos, como foi o caso da “ficha limpa” são importantes, mas por si só são insuficientes, já que injustiça, falta de ética e corrupção estão entranhados em nossa sociedade.
Não vemos, portanto, outra solução, porque só é possível reverter esse surto de valores negativos que assola nossa sociedade, mediante uma mudança completa na mentalidade vigente.
É necessária uma vacina que atue na intimidade da questão, e a faixa da população mais indicada para começar a recebê-la é a infanto-juvenil porque ainda não se contaminou, e também por ser mais acessível mediante a inserção do ensino de valores humanos nos currículos escolares.
Diante do óbvio, a equipe responsável pelo Projeto Sócio-Educativo, acima citado, está propondo aos educadores e à família brasileira um movimento visando sensibilizar os poderes legislativos para a criação de uma lei que determine a inclusão do ensino de valores humanos no currículo de todas as escolas do país, da educação básica e do ensino médio. Uma lei que estabeleça como propriedade do processo educativo a formação do caráter.
Pensemos nas mudanças que começarão a ocorrer na sociedade nos próximos 10 ou 15 anos, quando o ensino dos valores humanos for ministrado em todas as escolas do país.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.htm/?categoria=19
É importante ressaltar que os responsáveis por esse programa não recebem, nem querem receber, qualquer ajuda material de órgãos públicos e/ ou particulares, com exceção do que se refira à sua divulgação.

Nenhum comentário: