quarta-feira, 31 de agosto de 2011
O DESESPERO DA PROFESSORA !
A professora pergunta a um aluno:
- Wandercleison, diga aí um verbo.
- Bicicreta.
- Não é bicicreta... É bicicleta! E bicicleta não é verbo.
Depois, perguntou ao segundo aluno:
- Helvispresli, diga aí um verbo.
- Prástico.
- Não é prástico... É plástico! E plástico não é verbo.
A professora, desesperada, perguntou ao terceiro aluno.
- Janedílson, diga aí um verbo.
- Hospedar.
- Muito bem! Hospedar realmente é um verbo!
Agora diga-me uma frase com o verbo que escolheu.
- Hospedar da bicicreta são de prástico!...
Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola.
Já pensou numa ação viável que pudesse começar a mudar esse quadro de violência, corrupção, falta de respeito, desamor e injustiças que assola o país?
Há uma, perfeitamente viável: passar-se a ensinar honestidade, bom convívio, ética, justiça, respeito pela vida, pelos outros, pelas leis, pela natureza, etc., em todas as escolas de país, da educação básica ao ensino superior.
É uma ação a frutificar em médio e longo prazo, mas de forma sistemática e progressiva.
É de fácil implementação, porque já existem excelentes conteúdos, inteiramente gratuitos (via Internet) para o ensino de valores humanos nas escolas.
Também produz resultados práticos, confirmados pelas dezenas de mensagens recebidas de escolas nas mais diversas partes do país, informando sobre as mudanças observadas no comportamento dos alunos e até de professores, desde que começaram a ensinar valores aos alunos utilizando o material didático do Projeto Sócio-Educativo Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, (disponibilizado gratuitamente desde o final de 2008: www.cincominutos.org)
Outras ações, tais como, reclamar, fazer protestos ou movimentos, como foi o caso da “ficha limpa” são importantes, mas por si só são insuficientes, já que injustiça, falta de ética e corrupção estão entranhados em nossa sociedade.
Não vemos, portanto, outra solução, porque só é possível reverter esse surto de valores negativos que assola nossa sociedade, mediante uma mudança completa na mentalidade vigente.
É necessária uma vacina que atue na intimidade da questão, e a faixa da população mais indicada para começar a recebê-la é a infanto-juvenil porque ainda não se contaminou, e também por ser mais acessível mediante a inserção do ensino de valores humanos nos currículos escolares.
Diante do óbvio, a equipe responsável pelo Projeto Sócio-Educativo, acima citado, está propondo aos educadores e à família brasileira um movimento visando sensibilizar os poderes legislativos para a criação de uma lei que determine a inclusão do ensino de valores humanos no currículo de todas as escolas do país, da educação básica e do ensino médio. Uma lei que estabeleça como propriedade do processo educativo a formação do caráter.
Pensemos nas mudanças que começarão a ocorrer na sociedade nos próximos 10 ou 15 anos, quando o ensino dos valores humanos for ministrado em todas as escolas do país.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.htm/?categoria=19
É importante ressaltar que os responsáveis por esse programa não recebem, nem querem receber, qualquer ajuda material de órgãos públicos e/ ou particulares, com exceção do que se refira à sua divulgação.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
O Mestre dos Mestres. O Maior Educador da História.
Mensagem lida na formatura do Curso de Medicina da PUC-PR /2010.
Boa noite a todos!
Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade!
Deus é esse médico, o médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano.
Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por Ele, e Ele entende e conhece a sua criação melhor do que todos.
Que médico mais excelente poderia existir?
Deus é o primeiro cirurgião da história.
A primeira operação? Uma toracoplastia, quando Deus retirou uma das costelas de Adão e dela formou a mulher.
Ele também é o primeiro Anestesista, porque antes de retirar aquela costela fez um profundo sono cair sobre o homem.
Deus é o melhor Obstetra especialista em fertilização que já existiu! Pois concedeu filhos a Sara, uma mulher que além de estéril, já estava na menopausa havia muito tempo!
Jesus, o filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro pediatra da história, pois disse: “Deixem vir a mim as crianças, porque delas é o reino de Deus!”
Ele também é o maior reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.
Jesus é o primeiro oftalmologista, relatou em Jerusalém, o primeiro caso de cura em dois cegos de nascença.
Ele também é o primeiro emergencista a realizar, literalmente, uma ressuscitação cardio-pulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer: “Lázaro, vem para fora!”, e pelo poder delas, ressuscitou seu amigo que já havia falecido havia 4 dias.
Ele é o melhor otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo.
Seu tratamento? O poder de seu amor.
Jesus também é o maior psiquiatra da história, há mais de 2 mil anos curou um jovem com graves distúrbios do pensamento e do comportamento!
Deus também é o melhor ortopedista que já existiu, pois juntou um monte de ossos secos em novas articulações e deles fez um grande exército de homens.
Sem contar quando ele disse a um homem coxo: “Levanta, toma a tua maca e anda!”, e o homem andou! O tratamento ortopédico de quadril mais efetivo já relatado na história!
A primeira evidência científica sobre a hanseníase está na Bíblia! E Jesus é o dermatologista mais sábio da história, pois curou instantaneamente 10 homens que sofriam desta doença.
Ele também é o primeiro hematologista, pois com apenas um toque curou a coagulopatia de uma mulher que sofria de hemorragia havia mais de 12 anos e que tinha gastado todo o seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.
Jesus é ainda, o maior doador de sangue do mundo. Seu tipo sanguíneo? O negativo, ou, doador universal, pois nesta transfusão, Ele, ofereceu o seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da sua morte na cruz e de sua ressurreição, deu a todos os que o recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus! E para ter este grande presente, que é a salvação, não é necessário FAZER nada, apenas crer e receber!
O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes! Ele fez isso por nós!
Ele é um médico que não cobra pelos seus serviços, porque o presente GRATUITO de Deus é a vida eterna!
No seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir a seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir! O tratamento que ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na terra e mais uma eternidade inteira ao seu lado no céu!
O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente dele, e receber esta salvação e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver!
Ele é o único caminho, a verdade e a vida.
Ninguém pode ir até Deus a não ser por Ele.
Seu nome é Jesus.
A este médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão!
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Livros pra inguinorantes
Confeço qui to morrendo de enveja da fessora Heloisa Ramos que escrevinhou um livro cheio de erros de Português e vendeu 485 mil ezemplares para o Minestério da Educassão. Eu dou um duro danado para não tropesssar na Gramática e nunca tive nenhum dos meus 42 livros comprados pelo Pograma Naçional do Livro Didáctico. Vai ver que é por isso: escrevo para quem sabe Portugues!
A fessora se ex-plica dizendo que previlegiou a linguagem horal sobre a escrevida. Só qui no meu modexto entender a linguajem horal é para sair pela boca e não para ser botada no papel. A palavra impreça deve obedecer o que manda a Gramática. Ou então a nossa língua vai virar um vale-tudo sem normas nem regras e agente nem precisamos ir a escola para aprender Português.
A fessora dice também que escreveu desse jeito para subestituir a nossão de ?certo e errado? pela de ?adequado e inadequado?. Vai ver que quis livrar a cara do Lula que agora vive dando palestas e fala muita coisa inadequada. Só que a Gramatica eziste para encinar agente como falar e escrever corretamente no idioma portugues. A Gramática é uma espéce de Constituissão do edioma pátrio e para ela não existe essa coisa de adequado e inadequado. Ou você segue direitinho a Constituição ou você está fora da lei - como se diz? - magna.
Diante do pobrema um acessor do Minestério declarou que ?o ministro Fernando Adade não faz análise dos livros didáticos?. E quem pediu a ele pra fazer? Ele é um homem muito ocupado, mas deve ter alguém que fassa por ele e esse alguém com certesa só conhece a linguajem horal. O asceçor afirmou ainda que o Minestério não é dono da Verdade e o ministro seria um tirano se disseçe o que está certo e o que está errado. Que arjumento absurdo! Ele não tem que dizer nada. Tem é que ficar caladinho por causa que quem dis o que está certo é a Gramática. Até segunda ordem a Gramática éque é a dona da verdade e o Minestério que é da Educassão deve ser o primeiro a respeitar.
._..Se o Senado fechar amanhã, ninguém vai sentir sua falta, salvo os lobistas e os políticos que querem atingir o Tesouro Nacional por meio de troca de favores.
Jornal do Brasil
Carlos Eduardo Novaes
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Fernando Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 - Lisboa, 30 de novembro de 1935)
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos..
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
(Fernando Pessoa)
Assinar:
Postagens (Atom)